• SMART – DEFINA SUAS METAS E OBJETIVOS

    Definir metas e objetivos é fundamental para o sucesso profissional e pessoal do ser humano, porém nem todos conseguem resultados nesta tarefa, o que pode causar diversos problemas. 

    Saber aonde se vai é o mais importante ao conduzir alguém, desta forma vou mostrar uma ferramenta de gestão que auxilia no desenvolvimento de metas, a metodologia SMART.

    SMART é um acróstico para os termos em inglês: Specific, Measurable, Archievable, Relevant e Time-bound que em português seria específico, mensurável, alcançável, relevante aos objetivos e baseada no tempo, vamos entender cada uma delas:

    S Específica: Seu objetivo deve mostrar o que realmente você deseja alcançar, assim quanto mais específico for, melhor será o foco, por exemplo, ao invés de ter uma meta assim: “Conseguir mais clientes ou adquirir um imóvel.” É melhor ter uma específica assim: “Conseguir 10 novos clientes no próximo mês ou adquirir o imóvel comercial localizado no endereço tal, com 10 salas, 2 banheiros, 1 copa, no valor exato X, a ser pago na data tal.”

    M Mensurável: Tão importante quanto ter uma meta específica é conseguir medí-la. Só é possível controlar o que conseguimos medir, ou seja, não crie metas se não puder criar um indicador para acompanhá-las, seria como disputar uma partida de algum esporte sem conseguir medir os pontos, é totalmente desmotivador.

    A Alcançável: Não adianta sonhar alto e tentar ter uma meta maior que sua capacidade atual. Desenvolva suas metas sobre um cenário possível, nada de planejar ser a maior empresa do ramo em um ano, pois muitas vezes você não terá os recursos disponíveis para tal, então tenha metas alcançáveis e de preferência divididas em etapas.

    R Relevante: Seus objetivos devem ser relevantes ao seu cenário atual. Coloque uma escada na sua frente, mas lembre-se de não pular os degraus. No âmbito corporativo observe onde esta inserida sua empresa, procurar aumentar o valor de suas vendas em um ambiente com novos concorrentes pode não ser o ideal, seus objetivos devem ser relevantes a sua realidade de mercado.

    T Baseadas no tempo: O tempo é o limitador que possibilita a corrida pela meta. Não o subestime.

    Adriana Gonçalves